"Caneca da Liberdade " é um blog destinado a área de História e a todos aqueles que amam a liberdade e o livre pensar! Simbolicamente procuro homenagear dois homens que procuraram liberdade politica e economica para o Brasil: Frei Caneca, revolucionário e também professor. Um homem que os próprios carrascos recusaram a executar; Cipriano Barata, baiano, formado em medicina, jornalista, professor e revolucionário. Um homem que lutou em várias revoltas contra Portugal e que ousou discursar contra o dominio português no Brasil nas Cortes de Lisboa.
Caneca de conhecimentos que podem levar a liberdade! Divirtam-se!
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
A Língua Geral, uma adaptação de várias línguas indígenas feita
pelos missionários, era ensinada para indígenas de diferentes comunidades – com
costumes e línguas variadas – que viviam nesses aldeamentos.
A escola entrou na comunidade indígena como um corpo estranho, que ninguém conhecia. Quem a estava colocando sabia o que queria, mas os índios não sabiam, hoje os índios ainda não sabem para que serve a escola. E esse é o problema. A escola entra na
comunidade e se apossa dela, tornando-se dona da comunidade, e não a comunidade dona da escola. Agora, nós índios, estamos começando a discutir a questão (KAINGANG apud FREIRE, 2004:28).