Escrever um artigo sobre o aeroporto internacional da cidade do Salvador seria tarefa fácil se o objetivo não fosse buscar suas raízes históricas.
Nessa busca encontrei informações desencontradas, especificamente sobre datas! Fui levado a pesquisar sobre a origem do município de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador). O resultado está aqui exposto. Um breve resumo sobre o aeródromo de Santo Amaro de Ipitanga ou Campo de Santo Amaro de Ipitanga, Aeroporto 02 de julho ou, atualmente, Aeroporto internacional de Salvador- dep. Luis Eduardo Magalhães.
O aeroporto internacional da cidade do Salvador- Deputado Luis Eduardo Magalhães, tem suas raízes históricas no primeiro campo de aviação da Bahia: o aeródromo Santo Amaro de Ipitanga, localizado na então freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, atual município de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador).
...Construído em 1925, pelo engenheiro francês Paul Vachet, por solicitação da "Compaigne Generale d`Enterprise Aeronautique Latecoère" o Aeroporto de Salvador era explorado pela linha Toulouse (França) / Buenos Aires (Argentina ).
Já em 1932, os norte-americanos construíram um hidroporto na Enseada dos Tainheiros - Ribeira, que funcionou até 1943, quando então foram transferidas as instalações para o sítio atual, antigo distrito de Santo Amaro do Ipitanga. O primeiro campo de pouso utilizado pelas linhas de correio aéreo, através da Companhia Aeropostal Brasileira, funciona hoje como pátio de autoridades: um dos hangares que abriga o SECINC (Serviço de Combate a Incêndio), da Base Aérea de Salvador.
O Aeroporto da Cidade de Salvador recebeu novas instalações a partir de um programa denominado ADP (Airport Development Program). Buscava-se à época satisfazer a necessidade do translado aeronáutico transatlântico, já que os aliados (durante a II Guerra Mundial) precisavam de base terrestre durante o conflito.
Outros campos de pouso também foram abertos em diversos pontos do território nordestino com objetivo de atender estratégias aéreas dos aliados durante a 2ª Guerra Mundial, a exemplo da região de Barreiras (BA), Rio Grande do Norte, entre outras. No caso de Salvador, após o final da guerra, todas as instalações foram repassadas ao Brasil, tendo como administrador o Ministério da Aeronáutica, que continuou utilizando os serviços da PANAIR. http://www.conder.ba.gov.br/novo_aeroporto.htm
O Aeroporto da Cidade de Salvador recebeu novas instalações a partir de um programa denominado ADP (Airport Development Program). Buscava-se à época satisfazer a necessidade do translado aeronáutico transatlântico, já que os aliados (durante a II Guerra Mundial) precisavam de base terrestre durante o conflito.
Outros campos de pouso também foram abertos em diversos pontos do território nordestino com objetivo de atender estratégias aéreas dos aliados durante a 2ª Guerra Mundial, a exemplo da região de Barreiras (BA), Rio Grande do Norte, entre outras. No caso de Salvador, após o final da guerra, todas as instalações foram repassadas ao Brasil, tendo como administrador o Ministério da Aeronáutica, que continuou utilizando os serviços da PANAIR. http://www.conder.ba.gov.br/novo_aeroporto.htm
Em 1955 a Lei nº 2.689 de 20 de Dezembro de 1955 denomina “02 de julho” o aeródromo de Ipitanga, no Município de Salvador, Estado da Bahia. Essa denominação é uma clara homenagem à luta do povo baiano pela independência da Bahia, comemorada nessa data, luta essa que consolidou a independência do Brasil em relação á Portugal.
A partir dos anos de 1970 o aeroporto é modernizado e elevado à categoria de internacional.
A Lei nº 9.661, de 16 de junho de 1998 denomina de “Aeroporto Internacional de Salvador-Deputado Luís Eduardo Magalhães”, ao aeroporto da cidade do salvador.
Estava lançada a polêmica! O fato é que a mudança de nome do aeroporto se deu após a morte do político baiano Luís Eduardo Magalhães em 21 de abril. O projeto de lei foi apresentado pelo então deputado federal Aroldo Cedraz.
Deixou-se de honrar a luta de um povo para se homenagear um “... deputado que como pouco soube honrar o parlamento, a Bahia, e o Brasil”. Nas palavras de justificativa de Aroldo Cedraz.
Autor: Luiz Henrique C. Silva
Fontes consultadas:
http://www.conder.ba.gov.br/novo_aeroporto.htm http://www.ibge.gov.br/cidadesat/historicos_cidades/historico_conteudo.php?codmun=291920
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