Conversa Inicial!
"Caneca da Liberdade " é um blog destinado a área de História e a todos aqueles que amam a liberdade e o livre pensar!
Simbolicamente procuro homenagear dois homens que procuraram liberdade politica e economica para o Brasil:
Frei Caneca, revolucionário e também professor. Um homem que os próprios carrascos recusaram a executar;
Cipriano Barata, baiano, formado em medicina, jornalista, professor e revolucionário.
Um homem que lutou em várias revoltas contra Portugal e que ousou discursar contra o dominio português no Brasil nas Cortes de Lisboa.
Caneca de conhecimentos que podem levar a liberdade! Divirtam-se!
Simbolicamente procuro homenagear dois homens que procuraram liberdade politica e economica para o Brasil:
Frei Caneca, revolucionário e também professor. Um homem que os próprios carrascos recusaram a executar;
Cipriano Barata, baiano, formado em medicina, jornalista, professor e revolucionário.
Um homem que lutou em várias revoltas contra Portugal e que ousou discursar contra o dominio português no Brasil nas Cortes de Lisboa.
Caneca de conhecimentos que podem levar a liberdade! Divirtam-se!
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pré-sal
ResponderExcluirPré-sal é o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É o óleo (petróleo) descoberto em camadas de 5 a 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo.
A discussão sobre a existência de uma reserva petrolífera na camada pré-sal ocorre desde a década de 1970, quando geólogos da Petrobras acreditavam nesse fato, porém, não possuíam tecnologia suficiente para a realização de pesquisas mais avançadas.
Localização da camada Pré-sal
Para extrair o óleo e o gás da camada pré-sal, será necessário ultrapassar uma lâmina d’água de mais de 2.000m, uma camada de 1.000m de sedimentos e outra de aproximadamente 2.000m de sal. É um processo complexo e que demanda tempo e dinheiro.
O petróleo encontrado nessa área engloba três bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo), e a capacidade estimada da reserva pode proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo. Confirmada a hipótese, o governo brasileiro analisará a possibilidade de solicitar a adesão do país à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Vários campos e poços de petróleo e gás natural já foram descobertos na camada pré-sal, entre eles estão o Tupi, Guará, Bem-te-vi, Carioca, Júpiter e Iara. Tupi é o principal campo de petróleo descoberto, tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.
De acordo com a atual Lei do Petróleo, as áreas de exploração serão leiloadas entre diversas empresas nacionais e estrangeiras. As que derem o maior lance poderão procurar óleo por tempo determinado.
Conforme Haroldo Borges Rodrigues Lima, diretor geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), as descobertas do pré-sal irão triplicar as reservas de petróleo e gás natural do Brasil, a estimativa é que a produção alcance a marca de 50 bilhões de barris.
Segundo a Petrobras, a produção teste será iniciada em 2009, no campo de Tupi. O início da produção em larga escala está previsto para 2013 ou 2014.
Ok! Mas faltou falar sobre a criação da Petrobrás, a descoberta de petróleo!
ExcluirFazer uma greve para impedir que bilhões de dólares que a Petrobras nem o governo federal têm sejam trazidos para explorar o petróleo da camada pré-sal levará a que desiderato? Ah, mas os estrangeiros vão tirar o petróleo, refiná-lo em seus países e, depois, vendê-lo ao Brasil, o argumento simplório dos contrários. A Petrobras não só não tem dinheiro nem refinarias como está vendendo suas participações em outros países, como agora mesmo fez no Uruguai, e terá 30% dos negócios. Com mais de 1,5 quilômetro quadrado, a área de Libra tem reservas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris. Terá pico de produção de 1,4 milhão de barris por dia, sendo que hoje a produção total do Brasil é de cerca 2 milhões de barris/dia em média.
ResponderExcluirCriada por Getulio Vargas em 3 de outubro de 1953, a Petrobras foi o coroamento exitoso da campanha “O petróleo é nosso”, iniciada em 1946. Pois nesta segunda-feira, será realizado o leilão de Libra, o primeiro do pré-sal pelo regime de partilha, com investimentos previstos de US$ 180 bilhões. O refrão “O petróleo é nosso” não pode ser tirado do contexto em que foi criado. Voltar aos tempos de um nacionalismo em que tudo cabia aos governos não é mais possível. Por isso, o Brasil agora está amarrado na condução de microeconomia e um pouco desviado do tripé da macroeconomia, câmbio flutuante, superávit primário e metas de inflação emperrando o progresso.
Às vésperas do leilão do pré-sal, as maiores companhias de energia da Rússia e da China anunciaram um acordo para explorar as reservas energéticas no leste da Sibéria. A estatal russa Rosneft e a China National Petroleum Corp. extrairão petróleo e gás na região. Moscou está cada vez mais buscando financiamento para desenvolver suas reservas energéticas. Será que russos e chineses se entregaram ao capitalismo decadente, logo eles, países originalmente comunistas? A greve dos petroleiros feita por uma das categorias mais bem pagas - com justiça - do Brasil, os funcionários liderados pelos engenheiros da Petrobras, mostra um viés corporativo. É que está ligada ao reajuste salarial, com pedido de aumento de mais do que o dobro da inflação nos últimos 12 meses. A Petrobras é do povo brasileiro, não dos seus funcionários, por mais abnegados e prestimosos que sejam. Sem dinheiro privado, os recursos do pré-sal, tão exaltados após serem direcionados para a educação e saúde, demorarão no mínimo um tempo três vezes maior para darem retorno.
Felizmente, o governo federal deu uma guinada e corrigiu a ideologia que permeava setores de Brasília ainda vivendo na década de 1950. Por isso, o programa de concessões de infraestrutura é ambicioso e trará competitividade às exportações nacionais. Com as novas concessões, o programa pode chegar a US$ 0,5 trilhão nas áreas de energia elétrica, aeroportos, portos e rodovias. É disso que o País precisa, e não mirar modelos ultrapassados. Precisamos tirar o atraso tecnológico em que nos encontramos. Prova disso é que somos o quarto maior mercado mundial de automóveis e não produzimos sequer um único veículo genuinamente nacional. Com o leilão do pré-sal, saberemos, ou não, se o petróleo é mesmo nosso, do Brasil. Mas talvez não sejam tanto nossos a Petrobras e os seus servidores, um paradoxo
Ok! A pesquisa está toda misturada! O aluno não separou os temas!
ExcluirAluno Ítalo Tito
ResponderExcluirO petróleo é nosso:
Por que a criação do slogan? Todos sabem que o presidente Getulio Vargas foi o criador da Petrobrás. A partir de 03 de setembro de 1953, criou-se o slogan O PETRÓLEO É NOSSO. O Brasil explodiu em uma alegria quase incontida pelas reservas que anunciavam uma riqueza imensurável. Agora, assisti-se a um novo movimento de alerta e de mobilização da população em uma campanha de que o pré-sal é nosso. Dizem que os estrangeiros estão ávidos em participar e lucrar com o pré-sal, uma fonte de fortuna, de haveres e bens adquiridos com o lucro nos contratos que beneficiam os países com a gerência da exportação do ouro preto. Aos olhos do mundo a Petrobrás é um gigante que começa a despertar a cobiça dos 8 maiores países do hemisfério.
O petróleo em Lobato na Bahia:
A busca por petróleo em terras brasileiras se iniciou em 1864, mas produziu efeitos somente em 1897 quando o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou, na região de Bofete em S.P. o primeiro poço de petróleo brasileiro. Este, porém, só produziu dois barris e não pode ser explorado comercialmente.
Desde então , O Departamento Nacional de Produção Mineral passou a produzir pesquisas que por falta de equipamentos e pessoal especializado, eram lentas e pouco satisfatórias. A partir da década de 30 , se iniciou no Brasil uma forte campanha pela nacionalização dos bens do subsolo. O escritor Monteiro Lobato teve um papel importante nessa movimentação viajando para os EUA a fim de se informar sobre a exportação de petróleo que já era feita no país ,enviando cartas para ao então presidente Getúlio Vargas e incluindo o tema em seus livros.
Mas foi somente em 1939 que o engenheiro Manoel Inácio Bastos conseguiu uma sonda do DNPM e confirmou suas expectativas : havia Petróleo em Lobato, município do interior da Bahia .
Aluno Ítalo Tito
ResponderExcluirA Criaçao da Pretrobras
As pesquisas pelo petróleo em solo brasileiro começaram no século XIX, sendo que as primeiras explorações com o aval do Estado datam de 1858, na área conhecida como Bacia do Camamu, nas proximidades de Ilhéus, Bahia. Em cinquenta anos, as regiões da Bahia, Maranhão e São Paulo, tiveram áreas exploradas em busca do recurso natural. As buscas não geraram muito retorno já que não eram realizadas com equipamentos adequados e nem com pessoas qualificadas, e eram caracterizadas por serem buscas de iniciativas particulares.
Entre os anos de 1892 e 1897, o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo, conseguiu um aval do Estado para explorar a Bacia do Paraná, localizada na região de Bofete, São Paulo. Ele importou material e todo os equipamentos necessários para a exploração e perfurou o primeiro poço de petróleo no país, que chegou a 488 metros de profundidade. Os registros indicam que só foi encontrada água sulforosa, porém as pessoas presentes alegaram que foram recuperados dois barris de petróleo.
Em 1907, as explorações passaram a ser realizadas também por órgãos públicos, como o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil (SMGB), o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) e o Governo do Estado de São Paulo. Porém, a primeira sondagem realizada por órgão público data somente em 1919.
O Pré-Sal :
O processo de extração do petróleo pode variar de acordo com a profundidade em que o óleo se encontra. Ele pode ser encontrado nas primeiras camadas do solo ou até milhares de metro abaixo do nível do mar.
A dificuldade de extração se deve ao foto de que esses campos estão a 300 quilômetros da costa – o que dificulta o transporte , quando a produção estiver a todo vapor – e , segundo , o ouro negro está encravado entre rochas situadas 7 mil metros abaixo do nível do mar e sob uma camada de 2 mil metros de sal.
Impacto no meio ambienbte :
O petróleo e a agressão ao meio ambiente
A utilização do petróleo trás grande riscos para p meio ambiente desde o processo de extração, transporte,refino,até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiro.
No Brasil, os piores acidentes aconteceram em oleodutos da Petrobras, na Baía de Guanabara e no Paraná. Para enfrentar os risco ambientais a Petrobras criou o Programa Pégaso e várias universidades brasileiras desenvolvem pesquisas para criar formas eficientes para a limpeza de áreas degradadas.
O Leilão do Pré-Sal :
A partir de 2013, is debates a respeitos dos leilões a serem realizados em alguns dos campos de petróleo do pré-sal passaram a ganhar cada vez mais destaque, gerando uma crescente polêmica sobre quem deverá realizar a sua exploração. De um lado, defende-se que os campos devem ser explorados preferencialmente pela Petrobras, estatal brasileira e financiada pelo Estado, que deveria receber a maior perte dos lucros. Por outro lado, argumenta-se em favor da exploração realizada por empresas privadas, que, em tese, seriam mais eficientes e garantiriam melhores lucros.
O aluno misturou os temas e não deu sequência lógica ao trabalho!
Excluir